Onde moram os brasileiros que viajam todo dia para trabalhar

viajar-cidade-trabalho-betta-imoveis

 

 

Morar numa cidade não significa necessariamente que toda a sua vida esteja concentrada ali. No Brasil, ao menos 7,4 milhões de pessoas se deslocam cotidianamente de um município a outro para trabalhar ou estudar.

O movimento dessa população foi analisado pelo IBGE em estudo divulgado hoje. Com base nos dados do Censo 2010, o documento estuda as concentrações urbanas, conjuntos de duas ou mais cidades em que há forte integração entre seus habitantes.

Segundo o IBGE, existem 294 concentrações urbanas no Brasil, formadas por 938 municípios. São 112 no Sudeste, 85 no Sul, 56 no Nordeste, 24 no Centro-Oeste e 17 no Norte do país. Além dos deslocamentos da população, a distância entre os limites das cidades também está entre os critérios usados para definir essas concentrações.

Como era de se esperar, a região metropolitana de São Paulo é a maior concentração urbana do país. O conglomerado reúne 36 municípios, num total de 19 milhões de habitantes, dos quais 1,7 milhão estudava ou trabalhava em outro município da região em 2010. Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife seguem a capital a paulista no ranking.

No entanto, não são somente as capitais que aparecem nesta lista. A região de Campinas, em São Paulo, é uma das principais concentrações urbanas do país, com oito municípios e 1,8 milhão de habitantes – 8,5% dessa população se desloca de seu município para estudar ou trabalhar.

De acordo com o IBGE, a análise desses conjuntos de cidades ajuda a entender a dinâmica social e econômica do país, e pode contribuir para a elaboração de políticas públicas nessas regiões.

Nas fotos é possível ver os dados das 50 maiores concentrações urbanas do Brasil. Além das informações de população, número de municípios e deslocamentos, também está disponível o número de empresas instaladas em cada região.

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>