Como usar escadas na decoração

Veja como reutilizar esse objeto a seu favor!

Sabe aquela escada  que fica jogada no quartinho? Ou aquela escadinha que você usa para alcançar o topo da estante, o ventilador de teto…? Elas podem ser bastante úteis se reaproveitadas! Além de deixar a decoração mais charmosa, ainda podem agregar funcionalidade aos ambientes.

As arquitetas Nathália Otoni e Luciana Araújo, do escritório Óbvio Arquitetura, afirmam que as escadas são elementos marcantes na arquitetura e “tem papel imprescindível na decoração, em ambientes pequenos ou maiores”. Junto com a escada, as paredes também são fundamentais para completar o combo. O projeto das arquitetas mostra uma escada incorporada à estante, que criou uma composição criativa e charmosa.

1

Dica: ao utilizar escadas, a segurança não pode ser deixada de lado. “Para os revestimentos, opte sempre que possível por soluções antiderrapantes em parte ou na totalidade do degrau”, recomendam Nathália e Luciana.

No projeto abaixo, da designer de interiores Iara Santos, a escada foi utilizada de forma criativa, utilizando-a como um revisteiro. “Ao inserir a escada no projeto é importante que a pessoa tenha em mente que está escolhendo, além de um elemento funcional, um produto decorativo. Como tal, o material, a cor e o design devem ser levados em consideração para que haja uma boa harmonia com o restante do layout”, explica.

2

Ela ainda afirma que o estilo de decoração não pode ser deixado de lado. “O uso da escada como elemento funcional e decorativo quebra a rigidez da decoração e brinca com o ambiente. Por essa característica, o único estilo que não combina com o uso de escadas é o clássico”, afirma Iara.

3

De acordo com Maria Cristina Bahia, decoradora e proprietária da loja Villa Maria — especializada em dormitórios — os materiais mais adequados para uma escada decorativa são madeira, inox e couro. Ela explica que a escada pode exercer mais funções no espaço, sem abrir mão do design. “Esse objeto pode ser utilizado como banco, estante, e até de revisteiro. Dessa forma, decora e continua cumprindo um papel prático e funcional”, finaliza Maria Cristina.

4

Gostou da dica? Deixe seu comentário.

Fonte: http://revistacasalinda.uol.com.br/

 

 

 

 

Você pode gostar também de...

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>